Pedro Duarte, Shift Consulting
“Num mercado global, a evolução e manutenção de altos níveis de qualidade de vida nos países desenvolvidos só pode ser realizada através de inovação constante.”
Qual a vossa missão e fatores distintivos?
A nossa missão é simplificar e diminuir o custo de adoção de tecnologia pelas empresas. Disponibilizando processos de negócio digitais, tendo por base boas práticas. A novidade é que estas soluções digitais são validadas pela Microsoft e disponibilizadas na loja digital do Office 365 (appsource), de uma forma semelhante ao modo como consumimos apps nos nossos telefones (Apple Store ou Google Play). Permitindo às organizações consumir estes processos digitais na sua cloud, com o mesmo modelo de segurança e de licenciamento disponibilizado pela Microsoft, sem terem de dispersar recursos e informações por várias clouds.
Quais as mais-valias de estarem inseridos no Taguspark?
Trabalhamos com clientes dos Estados Unidos à Malásia, e Portugal é um local central para servir os vários fusos horários. O TagusPark situa-se no centro da área metropolitana mais populosa de Portugal, de fácil acesso para clientes e colaboradores diretamente a partir de autoestrada, tem uma visão de inovação constante e de apoio às empresas através de serviços de incubação e preços competitivos de aluguer, com fácil acesso a linhas de comunicação de alta velocidade. O acesso às instalações é de 24/7h com acesso biométrico, com uma estratégia de mobilidade elétrica alinhada com a nossa, e perto de ginásios, centros comerciais, praias, zonas desportivas, acesso a boas escolas e universidades permitindo um nível de vida equilibrado e diversificado.
Em termos de projetos atuais, podem destacar ou revelar alguma inovação ou novo projeto em que estejam a trabalhar?
Sim, por exemplo, para os Estados Unidos estamos a desenvolver sistemas inovadores para gestão da relação entre a escola, alunos e pais. Nos Emirados Árabes estamos a desenvolver sistemas para melhor colaboração entre tripulações de cabine de aviação comercial, para uma das maiores companhias aéreas mundiais e na Malásia estamos a disponibilizar processos de análise de investimentos para um dos maiores grupos agroalimentares da região. Por sua vez desenvolvemos soluções existentes que temos em lojas online e que vendemos para todo o mundo (por exemplo para gestão orçamental, gestão de reuniões executivas, gestão de férias, entre outras ) isto é o core da nossa missão como empresa, disponibilizar soluções cloud de gestão.
Podem aprofundar um pouco esses projetos?
Os projetos que estamos a desenvolver para os Estados Unidos e para os Emirados Árabes Unidos são de 2 naturezas:
a) Disponibilização de soluções existentes que temos em lojas online e que vendemos para todo o mundo (por exemplo, para gestão orçamental, gestão de reuniões executivas, gestão de férias, entre outras).
b) Projetos inovadores para novas soluções, por exemplo:
- No âmbito da Pandemia, desenvolvemos uma solução que disponibilizamos gratuitamente para hospitais e centros hospitalares, de modo a gerirem a capacidade das pessoas nas cantinas e noutros espaços limitados com reserva de refeições e de espaço.
- Gestão de diminuição de pegada de carbono das empresas, por exemplo, na redução de viagens de/para o local de trabalho para quem tem de deslocar-se.
- Soluções para comunicação e colaboração entre tripulantes de cabines para companhias aéreas.
- Sistemas inteligentes de interação com colaboradores da empresa para alerta pró-ativo de informação a expirar.
Dentro do vosso setor de atividade, podem sublinhar alguma tendência em curso e perante a qual estão a responder?
Sim, há vários anos que o sector das tecnologias de informação está a atravessar um período de escassez de mão de obra para responder a todas as necessidades de inovação. As grandes empresas lançaram novas tecnologias de “low code”, de modo a permitir que qualquer pessoa (com treino) possa desenvolver aplicações e automatismos dentro do ambiente empresarial. Segundo os principais analistas de mercado, espera-se que estas tecnologias suportem 65% do total de novas apps para empresas, já em 2024. Nós desenvolvemos em conjunto com a Microsoft uma abordagem passo a passo de apoio à adoção do “low code” nas organizações.
Numa frase, indique qual a importância da inovação para um sólido desenvolvimento social e económico.
Num mercado global, a evolução e manutenção de altos níveis de qualidade de vida nos países desenvolvidos só pode ser realizada através de inovação constantes.