Pedro Serra, Country Manager, Itancia
“O consumo de produtos recondicionados reduz o seu impacto no meio ambiente”
Qual a missão da Itancia?
- Inspirar e guiar cada empresa a adotar uma abordagem responsável em prol do desenvolvimento sustentável e desfrutar de todos os benefícios inerentes.
- Oferecer a cada organização o ambiente de tecnologia mais adequado às suas necessidades e práticas de utilização.
- Guiar e dar suporte às empresas nos projetos, através de serviços técnicos, logísticos e industriais à medida.
A Itancia assenta o seu negócio em 3 pilares. De forma sintética fale um pouco sobre os objetivos/missão de cada pilar.
Como um parceiro comprometido e inovador, a Itancia oferece aos seus clientes os benefícios dos seus 30 anos de experiência. Hoje, a nossa força é construída em torno de três pilares sólidos, éticos e complementares, de forma a dar suporte a todos os projetos dos nossos clientes: Itancia Technology, Itancia Factory e Itancia Again.
- A Itancia Technology é o negócio de distribuição do grupo, seleciona e oferece as melhores soluções de tecnologia de mais de 90 marcas líderes de mercado.
- A Itancia Factory é o negócio de serviços e consultoria do grupo, oferece serviços personalizados baseados na nossa experiência técnica, intelectual, logística e industrial.
- A Itancia Again é o ramo de responsabilidade ecológica do grupo, gere e renova o ciclo de vida de produtos tecnológicos, apoiando as empresas na redução do seu impacto ambiental.
A transição para a tecnologia verde é um tema que está na agenda mediática. Como estão as empresas portuguesas a efetuar esta transição? O que ainda falta/devem fazer? E ao nível da cibersegurança?
Ser uma empresa responsável significa seguir uma abordagem de desenvolvimento sustentável, ou seja, implementar ações e estratégias de diálogo que levem em consideração o impacto económico, social e ambiental.
Em 2022, cada vez mais empresas aderiram a uma abordagem sustentável, implementando ações ambiciosas para reduzir as suas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE). Por exemplo, o consumo de produtos recondicionados oferece aos equipamentos uma segunda vida e reduz o seu impacto no meio ambiente.
Mas antes de implementar ações em grande escala, existem iniciativas que todas as empresas podem integrar facilmente:
- Melhorar a política de compras, optando por equipar os clientes e colaboradores com produtos recondicionados (PCs, smartphones, telefones, etc).
- Reciclar os equipamentos inutilizados, de forma a descartar os resíduos eletrónicos de forma responsável e segura.
- Retoma de produtos, a fim renovar a gama de equipamentos dos colaboradores para que se mantenham atualizados sem prejuízo.
Hoje em dia, a cibersegurança é um problema real para todas as empresas. Para atender a todas as necessidades de proteção das empresas, é essencial optar pela tecnologia que melhor protege os dados confidenciais através de: autenticação forte, acesso seguro, criptografia de dados, transmissão segura, proteção de dados, backup de dados e recuperação pós-incidente.
Desde 2011 que a Itancia dispõe de um fundo que apoia projetos e iniciativas locais para preservar o planeta e a sua biodiversidade.
a) Que projeto(s) apoia(m) em Portugal?
b) Fale um pouco sobre esse(s) projeto(s)
O fundo Itancia apoia projetos internacionais concretos e inovadores que visam a preservação do nosso planeta, desde a proteção da biodiversidade florestal, abrigos em condições de habitat natural para espécies animais em vias de extinção, reflorestamento de zonas atingidas por desastres naturais ou por ação humana, criação de um centro de atendimento dedicado a animais silvestres feridos, instalação de colmeias em prol da biodiversidade nos nossos locais de produção, entre muitos outros projetos ambientais. Foi este sentido de responsabilidade que criou o nosso grupo há mais de 30 anos e continuamos, nos dias de hoje, a cumprir esta missão de proteção do planeta em todas as nossas ações.
Quais os fatores que levaram a Itancia a escolher o Taguspark – Cidade do Conhecimento para morada?
A escolha do Taguspark foi motivada pela sua responsabilidade ambiental e por se identificar como um centro empresarial dedicado à tecnologia e ao conhecimento.
O que destaca como mais positivo no Taguspark? E como negativo?
Destaques positivos: a imagem que o Taguspark representa, a sua comunicação como marca e o cuidado dos espaços exteriores.
Aspetos negativos: os acessos, uma vez que o Taguspark tem apenas 3 entradas/saídas, torna difícil a circulação em hora de ponta.
Em Portugal, como é que a Itancia atrai talento? Quantas nacionalidades existem na Itancia Taguspark?
Normalmente, em Portugal, temos utilizado uma política de contratação direta ou anúncios através da nossa página de LinkedIn.
Numa frase, como define a Itancia?
Combinamos inovação e responsabilidade.