Museu de Arte Urbana
Deixe-se surpreender pela arte urbana espalhada pelos jardins e edifícios do parque.
O MAU reflete o espírito que se vive no Taguspark, disruptivo, arrojado e urbano, e encarna os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir para a comunidade. Apure os sentidos e deixe-se surpreender pelos jardins do parque e pelas suas garagens, e descubra um conjunto de obras atrevidas, desafiantes e criativas de vários artistas plásticos portugueses reconhecidos a nível internacional, entre os quais Bordalo II, Clo Bourgard e Osir. Este museu é um convite à introspeção e à reflexão sobre a sociedade e o mundo em que vivemos.

Plastic Partridges
Bordalo II
Av. Professor Doutor Cavaco Silva
Edifício Tecnologia III
A obra Plastic Partridges, representada por uma perdiz e quatro perdigotos, inclui-se. à semelhança do Esquilo, numa série de trabalhos do artista plástico Bordalo II, denominada Big Trash Animals, que visa chamar a atenção para um problema da atualidade, relacionado com a produção de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no nosso planeta. O objetivo do artista português é propor um olhar diferente sobre os nossos hábitos. A ideia passa por representar uma imagem da natureza, neste caso os animais, construída com aquilo que a destrói. Os animais utilizados são espécies locais, espécies extintas ou em perigo.

Tagus Garden
Gonçalo Mar
Garagens Edifícios Inovação
Nas palavras do artista:
“Esta peça representa os jardings subterrâneos surreais que existem nos cantos mais recônditos do meu pesamento… agora florescem em geram uma fotosíntese inversa nos cantos subterrâneos do Taguspark.

Término
Malibu Ninjas
Piso 0 - Garagem Núcleo Central
Núcleo Central
“Término” celebra o final do dia, o pôr do sol. É uma sensação tão simples e ao mesmo tempo tão difícil de descrever. É um cenário caótico, onde a flora local dá lugar à fauna noturna e as almas se perdem. Os desajeitados apressam-se, não podem perder mais um serão de descontrolo.
Estranho que a terra é que se põe à frente, mas o coitado do sol é que se pôs. E se condicionássemos a nossa experiência simplesmente ao que vemos, e assumíssemos que o sol é que dá voltas à terra? Errados não estaríamos.

THE PORTAL
The Caver
Garagem Núcleo Central
Núcleo Central
O portal simboliza a entrada e saída dos seres humanos naquele que é o seu dia-a-dia entre a dicotomia trabalho e casa, família e colegas, notícias e confissões, sensações e emoções. Todos os dias o Portal do Taguspark é uma entrada diferente para uma saída diferente.

Umbra
Rethorica Studio
Av. Jacques Delors
Edifício Tecnologia I
Umbra é constituída por três intervenções com 200 quadrados de madeira. Criam a ilusão de uma curva, um jogo de sombras e transformam a experiência de percorrer os jardins do Taguspark. Pedro Pereira, Miguel Madrinha e Vasco Duque são os artistas que compôem o Rethorica Studio e que realizaram esta peça.

WORKSHOP DE GRAFFITI
Gonçalo Mar
Garagens do Núcleo Central
Núcleo Central
UMA PAREDE PINTADA PELOS COLABORADORES DO TAGUSPARK!
O “Workshop de Graffiti” foi um evento inspirador e desafiante desenvolvido especificamente para os colaboradores do Taguspark.
Depois da parte teórica, onde abordámos a história e a técnica do graffiti, passámos à prática onde cada um dos colaboradores pode escolher as cores e as palavras para deixar mensagens de inspiração e motivação gravadas na parede do Taguspark.
A peça final representa o conhecimento tecnológico aliado à inteligência emocional que se traduz no espírito vivido no dia-a-dia na Cidade do Conhecimento.
Nas palavras do artista: “Queria que os participantes tivessem a oportunidade de sentir as emoções e a energia que sente o writer de graffiti quando está a utilizar o aerossol.
Foi para mim um motivo de orgulho conseguir que cada colaborador deixasse a sua marca e energia individual numa peça que, no final, retrata o bem-estar, o espírito de equipa e a felicidade como um todo.
Acredito que sempre que ali passem e virem a sua marca na parede os colaboradores vão sentir que aquela obra de arte também é sua!”