Museu de Arte Urbana – MAU
Uma coleção de arte em expansão e de acesso público.
O MAU reflete o espírito que se vive no Taguspark, disruptivo, arrojado e urbano, e encarna os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir para a comunidade. Trata-se de um projeto em expansão e inspirado em linguagens contemporâneas e de rua. Alia diversas disciplinas artísticas e cria diálogos entre artistas emergentes e consagrados, reconhecidos a nível nacional e internacional, entre os quais Bordalo II, Paulo Arraiano, Osir, Gonçalo Mar e Malibu Ninjas. Estas obras, distribuídas pelo Parque, transmitem uma mensagem particular e colocam em evidência a individualidade dos artistas plásticos representados na coleção de arte do Taguspark. O MAU faz um convite à introspeção e à reflexão sobre a sociedade e o mundo em que vivemos.

OPEN HEART
EBC
Hall do Núcleo Central
Núcleo Central
Open Heart tráz ao espaço de circulação e encontro entre pessoas a marca do “Coração Aberto” através de um símbolo que nos remete ao amor, à tolerância e à compreensão. Esta peça familiariza com uma pintura, integrante de uma coleção particular, temporariamente exposta num edifício do Núcleo central, intitulado “Love Talks” e da qual faz também parte uma réplica da peça Open Heart.
PERCORRER, ANDANDO
Vasco Maio
Edifício Núcleo Central
Núcleo Central
As montanhas de sílex derreteram. O cidadão sai da gruta de Leceia naquele território anfiteatro onde o palco é azul. A sua caminhada é longa, é uma caminhada de séculos. Século das luzes, século da razão. O cidadão é sempre o mesmo e a paisagem mutante.

Plastic Partridges
Bordalo II
Av. Professor Doutor Cavaco Silva
Edifício Tecnologia III
A obra Plastic Partridges, representada por uma perdiz e quatro perdigotos, inclui-se. à semelhança do Esquilo, numa série de trabalhos do artista plástico Bordalo II, denominada Big Trash Animals, que visa chamar a atenção para um problema da atualidade, relacionado com a produção de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no nosso planeta. O objetivo do artista português é propor um olhar diferente sobre os nossos hábitos. A ideia passa por representar uma imagem da natureza, neste caso os animais, construída com aquilo que a destrói. Os animais utilizados são espécies locais, espécies extintas ou em perigo.

SPACE MARSHMALLOWS
EBC
Jardins edifícios Inovação; Rooftop Panorâmico do Núcleo Central e Avenida Professor Doutor Cavaco Silva
Núcleo Central
Com origem num símbolo de um jogo eletrónico, a bola 8 aterrou na entrada do edifício Simulador 2. Sentimos depois a necessidade de abrir o espaço da Cidade do Conhecimento a um conjunto de objetos voadores em forma de bolas de snooker a que chamamos Space Marshmallows. Por cá aterraram, por cá ficaram.

Tagus Garden
Gonçalo Mar
Garagens Edifícios Inovação
Nas palavras do artista:
“Esta peça representa os jardings subterrâneos surreais que existem nos cantos mais recônditos do meu pesamento… agora florescem em geram uma fotosíntese inversa nos cantos subterrâneos do Taguspark.

Término
Malibu Ninjas
Piso 0 - Garagem Núcleo Central
Núcleo Central
“Término” celebra o final do dia, o pôr do sol. É uma sensação tão simples e ao mesmo tempo tão difícil de descrever. É um cenário caótico, onde a flora local dá lugar à fauna noturna e as almas se perdem. Os desajeitados apressam-se, não podem perder mais um serão de descontrolo.
Estranho que a terra é que se põe à frente, mas o coitado do sol é que se pôs. E se condicionássemos a nossa experiência simplesmente ao que vemos, e assumíssemos que o sol é que dá voltas à terra? Errados não estaríamos.

THE PORTAL
The Caver
Garagem Núcleo Central
Núcleo Central
O portal simboliza a entrada e saída dos seres humanos naquele que é o seu dia-a-dia entre a dicotomia trabalho e casa, família e colegas, notícias e confissões, sensações e emoções. Todos os dias o Portal do Taguspark é uma entrada diferente para uma saída diferente.

Umbra
Rethorica Studio
Av. Jacques Delors
Edifício Tecnologia I
Umbra é constituída por três intervenções com 200 quadrados de madeira. Criam a ilusão de uma curva, um jogo de sombras e transformam a experiência de percorrer os jardins do Taguspark. Pedro Pereira, Miguel Madrinha e Vasco Duque são os artistas que compôem o Rethorica Studio e que realizaram esta peça.