Os lagos do jardim do edifício Núcleo Central do Taguspark contam com um novo morador, um “patinho gigante” vestido de espelhos de seu nome Induck’Tion. Um projeto do artista plástico português OSIR, que se junta agora ao roteiro de arte urbana do maior Parque de Ciência e Tecnologia do país, e que pode ser visitado diariamente em Oeiras.
A escultura Induck’Tion faz parte do projeto #REFLETE de OSIR, no qual o artista plástico trabalha a partir de materiais vulgares, improváveis e inexplorados. O material em destaque é o espelho.
Esta obra já pode ser visitada nos lagos junto ao Núcleo Central do Taguspark, fazendo agora parte do roteiro do Museu de Arte Urbana em pleno desenvolvimento neste parque, e que já conta com várias obras de artistas plásticos portugueses, entre os quais Bordalo II, Clo Burgard, Youthone, Gonçalo Mar, The Caver, Styler e Intervenção Rethorica. Há muito para ver no maior Parque de Ciência e Tecnologia nacional, situado em Oeiras.
Nas palavras de OSIR, Induck’Tion tem como ponto de partida os valores do Taguspark, com um enfoque especial em dois aspectos que considera essenciais para qualquer ser humano, a “Felicidade” e o “Bem-estar”.
Para a concretização desta proposta, o artista português recuou até ao imaginário infantil e a um objeto que pudesse transmitir os sentimentos de felicidade e conforto que só a nossa própria casa, o nosso porto de abrigo, pode conseguir.
O icónico patinho de borracha é esse objeto, com que muitos tiveram o prazer de brincar, e os que não tiveram essa oportunidade já se cruzaram com algum, recordando momentos felizes da sua infância.
Neste caso um patinho revestido com espelhos não só para que se possa dissolver no espaço arquitectónico, como também para que quem se cruze com a obra possa fazer parte da sua composição.
A peça é uma escultura flutuante que, apesar de estar “ancorada”, possa ter alguma liberdade de movimentos para ganhar “vida própria”. Segundo o artista, o seu nome Induck’Tion é atribuído durante a construção da peça e ganha cada vez mais sentido no presente momento em que o modo de vida actual nos é induzido.
Induck’Tion reflete o momento actual e quando visitado presencialmente contrabalança o sentimento social que se vive, transmitindo a alegria e o bem estar.
O artista plástico OSIR nasceu em 1983, no Distrito de Lisboa, concelho da Amadora. O gosto pelo desenho e pela arte em geral surgiram muito cedo e ao longo dos anos essa relação foi crescendo e tornando-se mais sólida, até que passou a ser parte do seu dia-a-dia.