
O MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark e a SNBA – Sociedade Nacional de Belas-Artes concluíram o processo de seleção para a segunda edição das Residências Artísticas MAU-SNBA.
Os cinco artistas que vão experienciar o espírito disruptivo, arrojado e urbano que define a Cidade do Conhecimento são: Carlos Stock, Cristina Gil, Filipa Vilela, Tadeu e Tim Madeira.
Carlos Stock, artisticamente conhecido como Kiã, faz das latas de spray, pincéis e espátulas as suas ferramentas para criar obras em empenas, muros, telas e pavimentos. Na Residência, pretende materializar, através de instalação, a memória da última barraca demolida no Bairro da Torre.
Cristina Gil entendeu, desde cedo, que a pintura é a sua forma predileta de comunicação e que as composições geometrizadas refletem a sua interpretação das histórias a que acrescenta o pastel de óleo. Na Residência Artística MAU-SNBA, pretende desenvolver uma narrativa visual que estimule reflexões sobre como os objetos moldam a nossa compreensão de espaço e tempo.
Filipa Vilela explora a “Alvaria”, uma máquina cinética criada para revelar as características imprevisíveis e orgânicas das viagens diárias. Na Residência vai desenvolver “Mapas em Movimento”, uma criação visual que revela as características imprevisíveis e orgânicas das viagens diárias, a singularidade de cada rota e a complexidade das redes de transporte.
Tadeu, inspirado pelos traços invisíveis que sustentam a matéria e o espírito, propõem-se efetuar, durante a sua permanência na Residência Artística, uma reflexão visual sobre aquilo que verdadeiramente une átomos, quarks e poeiras cósmicas: Love Particles, entendido como força vital e primordial.
Tim Madeira, com uma abordagem que promove o diálogo criativo entre pintura, poesia e escrita, vai durante Residência Artística criar pontes e, sobretudo, a união no coração da residência onde estão duas grandes telas da sua autoria e que servirão como base para uma obra coletiva em constante transformação. Além dos residentes, artistas convidados das áreas da pintura, poesia e escrita ampliarão o diálogo, enriquecendo a dimensão conceitual e sensorial
Para Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark “as Residências Artísticas MAU-SNBA são um reflexo do compromisso do Taguspark com a inovação, criatividade e o divertimento enquanto pilares de uma sociedade mais crítica, sensível e consciente. A presença destes cinco novos artistas reforça o propósito do MAU – Museu de Arte Urbana como espaço de experimentação, diálogo e liberdade criativa, no coração da Cidade do Conhecimento”.
João Paulo Queiroz, presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, salienta o sucesso da primeira edição das Residências e sublinha o papel e oportunidade que estas iniciativas têm junto de artistas emergentes e não emergentes, ao mesmo tempo que “possibilitam ampliar o acesso da comunidade e dos trabalhadores do Parque a outras formas de expressão artística”.
Com a duração de quatro meses, as Residências Artísticas MAU-SNBA já estão na agenda de artistas – individuais e coletivos – como espaço para aprofundar a sua prática artística em torno de uma temática previamente definida na candidatura.
A 3ª edição das Residências Artísticas MAU-SNBA está agendada para 8 de setembro e as candidaturas decorrem até 23 de junho – as propostas devem ser enviadas para ra@taguspark.pt. O Regulamento completo está disponível aqui.