Ricardo Parreira, CEO, PHC Software
“Fazemos software de gestão que se adapta às necessidades dos clientes”

Queremos conhecer o universo PHC Software.
A PHC Software é uma multinacional portuguesa especialista em software de gestão. Fundada em 1989, tem hoje mais de 35 mil clientes, em mais de 25 países. E é hoje reconhecida por ter um produto que se adapta às necessidades das empresas, e uma rede de mais de 400 parceiros certificados que fornece apoio próximo e especializado.
Qual a missão da PHC e fatores distintivos?
Fazemos software de gestão que se adapta às necessidades dos clientes para lhes trazer velocidade no negócio. É assim que cumprimos a nossa missão: Better Management for Happier People. Para os clientes, materializa-se com a aceleração dos negócios através de software. Internamente, está focada na criação da melhor experiência de trabalho, a que chamamos de Best Experience at Work.
Porquê a opção pela Cidade do Conhecimento para instalar a House of Digital Business?
Quisemos ir além da ideia convencional de empresa. Por isso, criámos uma verdadeira House of Digital Business. Aqui os nossos colaboradores têm todas as condições para ser altamente produtivos e com elevadas condições de bem-estar. Estas instalações são mais do que um edifício, na medida em que nos permite criar uma experiência incrível para os colaboradores e clientes. Queremos criar ainda mais valor para a sociedade. Encontramos no Taguspark o lugar ideal e com as condições para concretizarmos esta visão.
A House of Digital Business traduz /representa um novo conceito de trabalho. Que conceito é este que tem a sua sede no Taguspark?
O conceito de Best Experience at Work representa a ambição da PHC Software de ser a referência para trabalhar em Portugal. Para isso, a nossa empresa procura proporcionar aos seus colaboradores condições de topo para um rendimento de topo, quer ao nível do espaço e das condições de trabalho, como também ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional, bem-estar, atividades internas, liderança e da cultura trabalhada de forma profissionalizada.
A Best Experience at Work tornou-se parte integrante da cultura PHC e do dia-a-dia da empresa, valendo-nos vários prémios pela nossa política de gestão de pessoas, tais como três anos consecutivos a ser uma das 10 melhores empresas para trabalhar ou dois anos consecutivos melhor PME para trabalhar em Portugal.
Como é que a PHC atrai o seu talento em/para Portugal?
Tudo começa na experiência de trabalho incrível que criamos. Aqui os PHCs conseguem ter um impacto na sociedade, enquanto crescem profissionalmente, sempre num espírito que é descontraído, mas extremamente profissional.
A isto acrescentamos um pacote de benefícios que vão desde 12 sextas-feiras por ano, benefícios flexíveis, um total de 35 dias ao ano para uso pessoal, trabalho híbrido com 60 dias em full-remote, programas de desenvolvimento pessoal, comida saudável e umas instalações de topo.
Em termos de projetos atuais da PHC, podem destacar ou revelar algum projeto que esteja na calha ou o segredo é mesmo a alma do negócio?
Temos estudado atentamente a evolução da contabilidade. Fizemos, inclusive, um estudo profundo do estado do setor da contabilidade em Portugal, onde procuramos perceber quais as dificuldades que os contabilistas têm e como podemos trazer valor através do nosso software. Isto permitiu-nos concluir que muitos dos entraves que os contabilistas têm no seu dia-a-dia, como o acesso aos documentos do cliente ou a perda de tempo em tarefas de rotina, podem ser resolvidos com software.
Temos hoje no nosso PHC GO um software que impede erros e que avisa o contabilista quando eles acontecem. Inclusive o erro mais comum, que é o “esquecimento humano”. É uma contabilidade inteligente, que trabalha de forma quase invisível. Com isto, acabamos com a duplicação de trabalho, com os erros mais comuns e tornamos todo o sistema muito rápido. A tecnologia pode ajudar a contabilidade a entrar numa nova era.
Dentro do vosso setor de atividade, podem sublinhar alguma tendência em curso e perante a qual estão a responder?
O futuro do setor passará muito pela automatização de processos, onde a cloud e a inteligência artificial ajudam a tornar as empresas mais ágeis. Isto está a ser transversal nas empresas e em todas as suas equipas. Por exemplo, na contabilidade, um contabilista tem um valor incrível, que nasce na sua capacidade de interpretação de dados para ajudar o negócio na área financeira e contabilística. Mas, muito do trabalho de rotina que o contabilista faz, como a reconciliação bancária ou análise de erros, pode ser feita por inteligência artificial, e podemos ter o sistema a reconciliar diretamente com o banco, a tratar do que foi recebido, deixando que o contabilista controle os desvios e valide a informação. E já temos isto tudo no software cloud da PHC, o PHC GO.
Numa frase, o que é ser PHC?
Ser PHC é viver os nossos valores todos os dias. É procurar ter impacto positivo na sociedade, é querer estar em constante crescimento e é ter uma atitude descontraída, mas profissional. Tudo isto para podermos ter a Best Experience at Work.
Quais as perspetivas para o futuro a médio, longo prazo?
Estamos focados em melhorar a cada dia a vida dos nossos clientes através do nosso software. Queremos continuar a atingir os bons resultados financeiros, como tem sido hábito nos últimos anos. E queremos continuar a promover a boa gestão enquanto motor de maior felicidade nas empresas e de maior produtividade entre os colaboradores.