Museu de Arte Urbana
Deixe-se surpreender pela arte urbana espalhada pelos jardins e edifícios do parque.
O MAU reflete o espírito que se vive no Taguspark, disruptivo, arrojado e urbano, e encarna os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir para a comunidade. Apure os sentidos e deixe-se surpreender pelos jardins do parque e pelas suas garagens, e descubra um conjunto de obras atrevidas, desafiantes e criativas de vários artistas plásticos portugueses reconhecidos a nível internacional, entre os quais Bordalo II, Clo Bourgard e Osir. Este museu é um convite à introspeção e à reflexão sobre a sociedade e o mundo em que vivemos.

Esquilo
Bordalo II
Av. Jacques Delors
Edifício Qualidade A1
O Esquilo inclui-se numa série de trabalhos do artista plástico Bordalo II, denominada Big Trash Animals, que visa chamar a atenção para um problema da atualidade, relacionado com a produção de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no nosso planeta. O objetivo do artista português é propor um olhar diferente sobre os nossos hábitos. A ideia passa por representar uma imagem da natureza, neste caso os animais, construída com aquilo que a destrói. Os animais utilizados são espécies locais, espécies extintas ou em perigo.

Have a Nice Day
The Caver
Garagens do Núcleo Central
Núcleo Central
“Have a Nice Day” foi pintada com intuito de identificar uma saída de emergência e com os tons alegres e cores garridas pretende chamar a clara atenção para o escape para um “dia melhor” em momentos intensos ou de tensão.

Humanos
Gonçalo Mar
Garagens Edifício Qualidade
Nas palavras do artista:
“Reflexão sobre a possibilidade da raça humana ser a mais complexa que habita neste planeta. Foi nos dada a capacidade de questionar, algo que muitos de nós nunca se perguntou sobre.
Estamos longe de nos compreender, assentes numa série de ideologias, crenças e sistemas que nos condicionam.
Esta peça traduz um pouco da minha ideia de unificação onde tento fazer uma passagem muito suave de características humanas num grande rosto que espelha as afinidades que temos. Todos numa só raça.”

Induck’tion
OSIR
Av. Jacques Delors
Núcleo Central
Um “patinho gigante” mora nos lagos do jardim do Núcleo Central. Induck’tion é uma escultura do artista OSIR parte do projeto #REFLETE, e recorre ao imaginário infantil para invocar sentimentos de felicidade e bem-estar, que refletem os valores do Taguspark. Os espelhos foram pensados para que qualquer pessoa possa fazer parte da escultura através do reflexo. O pato está sobre uma estrutura flutuante para que consiga movimentar pelo lago.
It’s a new beginning
Clo Bourgard
Garagens Núcleo Central
Propósito : estimular a felicidade através da arte urbana aos visitantes e funcionários do Taguspark para haver uma continuidade de normalidade e energia positiva no ambiente empresarial depois do teletrabalho.

Plastic Partridges
Bordalo II
Av. Professor Doutor Cavaco Silva
Edifício Tecnologia III
A obra Plastic Partridges, representada por uma perdiz e quatro perdigotos, inclui-se. à semelhança do Esquilo, numa série de trabalhos do artista plástico Bordalo II, denominada Big Trash Animals, que visa chamar a atenção para um problema da atualidade, relacionado com a produção de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no nosso planeta. O objetivo do artista português é propor um olhar diferente sobre os nossos hábitos. A ideia passa por representar uma imagem da natureza, neste caso os animais, construída com aquilo que a destrói. Os animais utilizados são espécies locais, espécies extintas ou em perigo.

Tagus Garden
Gonçalo Mar
Garagens Edifícios Inovação
Nas palavras do artista:
“Esta peça representa os jardings subterrâneos surreais que existem nos cantos mais recônditos do meu pesamento… agora florescem em geram uma fotosíntese inversa nos cantos subterrâneos do Taguspark.

THE PORTAL
The Caver
Garagem Núcleo Central
Núcleo Central
O portal simboliza a entrada e saída dos seres humanos naquele que é o seu dia-a-dia entre a dicotomia trabalho e casa, família e colegas, notícias e confissões, sensações e emoções. Todos os dias o Portal do Taguspark é uma entrada diferente para uma saída diferente.