Quinta-feira, 22 Fevereiro, 2018
Português (Portugal)English (United Kingdom)
Login de Entidades
   
Texto

Notícias

Brasileiros estudam modelo do Taguspark

Notícias - Visitas ao Parque

Presidente executivo do Taguspark, Américo Thomati, recebeu delegação do CearáO Taguspark, maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, estreita relações e troca experiências de visão, gestão e resultados com representantes governamentais e responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico do Brasil, com a visita de duas delegações brasileiras às instalações do "parque inteligente" português, nos dias 17 e 18 de Novembro.

Os encontros com as delegações, representantes dos estados brasileiros Rio de Janeiro (RJ) e Ceará, reflectem o posicionamento internacional do Taguspark, reconhecido como um dos principais pólos dinamizadores de inovação tecnológica em Portugal.

A delegação do estado do Rio de Janeiro visitou o Taguspark no dia 17 de Novembro e integrou representantes da rede de apoio às micro e pequenas empresas Sebrae-RJ, do Pólo de Biotecnologia do RJ BioRio, da promotora de desenvolvimento de software fluminense Riosoft e da Rede Tecnologia, instituição que reúne universidades e centros de pesquisa.

Conhecer de perto o modelo de gestão e a visão estratégica do Taguspark e da Incubadora Tecnológica foi também o motivo da presença da comitiva do Ceará, no dia 18, composta pelo Vice-Governador do Ceará, pelo Secretário regional de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, pelo Director da Agência de Desenvolvimento Económico cearense e por representantes do Instituto TITAN, responsável por implementar um parque tecnológico e incubador de empresas do estado nordestino.

Foto: Presidente executivo do Taguspark, Américo Thomati, recebeu delegação do Ceará.
 

Uma Árvore de Natal de Responsabilidade Social

Notícias - Responsabilidade Social

Árvore de NatalO sucesso do leilão solidário de Natal, organizado pelo Taguspark, no passado dia 20 de Novembro, permitiu angariar mais de 4.000 euros para apoiar quatro instituições de solidariedade social.

Cachecóis de lã que decoravam a Árvore de Natal "Tricotree" do nosso "Parque Inteligente" e dois quadros, artigos criados por idosos e pessoas com deficiências mentais, foram licitados pelas dezenas de convidados que participaram nesta iniciativa solidária da recém-criada área de Responsabilidade Social "Taguspark-Causas Justas".

O evento, que aliou a arte à intervenção social e comunitária, vai permitir agora ajudar os utentes das duas instituições que participaram na criação da Tricotree - a Casa de S. Vicente, que acolhe pessoas com deficiências mentais, e a Casa das Hortênsias, de apoio a idosos -, bem como a Casa do Parque, residência e centro de dia para idosos, sedeada em Oeiras, e a Novo Futuro, de acolhimento de crianças e jovens em risco.

Depois da sessão de abertura, com o presidente executivo do Taguspark, Américo Thomati, teve lugar a actuação do Coro Infantil do Externato S. Vicente de Paulo, seguida do leilão conduzido pelo leiloeiro Pedro Belo.

Para a concretização deste projecto, uma equipa de animadores trabalhou com os utentes da Casa de S. Vicente e da Casa das Hortênsias para criar artigos originais em tricot e crochet, no âmbito de oficinas e ateliers dinamizados pela designer Vera Repas.

A "Tricotree", com design arquitectónico original assinado pela arquitecta Lídia Tauleigne Roque, vai agora continuar a ornamentar o núcleo central do Taguspark.
   

Taguspark na Rede Nacional de Responsabilidade Social

Notícias - Responsabilidade Social

Américo Thomati, o Presidente da Comissão Executiva do Taguspark, assinou o protocolo que torna o maior parque de Ciência e Tecnologia membro fundador da Rede Nacional de Responsabilidade Social RSO.PT.

"No Taguspark sempre promovemos o desenvolvimento sustentável e sempre entendemos a responsabilidade social como um dos pilares. Por isso, nos envolvemos neste projecto da Rede Nacional de Responsabilidade Social, onde empresas, administração pública, associações e organizações não governamentais juntam esforços em prol da sociedade. Criámos também a área de responsabilidade social Taguspark-Causas Justas e já promovemos e continuaremos a desenvolver iniciativas de intervenção social, com a adesão das empresas, institutos e universidades do parque", salienta o CEO do único parque de Ciência e Tecnologia que integra a rede RSO.PT.

Continuar... Taguspark na Rede Nacional de Responsabilidade Social

   

Taguspark recebe responsável indiano pela “Economia do Conhecimento”

Notícias - Visitas ao Parque

Economia do ConhecimentoO Presidente da Comissão Executiva do Taguspark, Américo Thomati, recebeu, a 30 de Setembro, Sam Pitroda, responsável, junto do primeiro-ministro da Índia, pelas reformas para a promoção de uma economia do conhecimento, nas instalações do Taguspark.

O presidente da "National Knowledge Commission of India", visto como um dos maiores especialistas mundiais na área das tecnologias, desenvolvimento e telecomunicações, foi orador da mesa-redonda "O papel do Taguspark no Desenvolvimento de Portugal", que teve lugar nessa tarde. Na mesa-redonda estiveram presentes ainda Carlos Matos Ferreira, Presidente do Conselho de administração do Taguspark, Abdool Vakil, presidente e CEO do Banco Efisa e o CEO do Taguspark, Américo Thomati.

Américo Thomati apresentou o Taguspark como "um espaço de excelência para a localização de empresas de Ciência e Tecnologia, onde estão sedeadas em sintonia algumas das mais importantes empresas de base científico-tecnológica, universidades e Instituições de I&D, existentes em Portugal".

Carlos Matos Ferreira salientou a importância da visita da comitiva indiana e destacou ainda as possibilidades de cooperação com a "National Knowledge Commission of India", durante a cerimónia de boas-vindas a Sam Pitroda, que juntou várias personalidades ligadas ao sector empresarial e académico português.

O responsável indiano reuniu-se, também, previamente, com o Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho.

A "National Knowledge Commission of India" é um corpo consultivo "high-level" do primeiro-ministro da Índia, constituído em 2005 com o objectivo de apresentar reformas que promovam a criação de uma economia forte e centrada no conhecimento. A comissão centra a sua actividade em cinco áreas-chave: educação, ciência e tecnologia, agricultura, indústria e e-governance.
   

Taguspark esclarece as alterações ao Código da Propriedade Industrial

Notícias - Informação

Sensibilizar e alertar para as alterações legislativas ao Código da Propriedade Industrial é o objectivo de uma nova campanha do Taguspark, que destaca as mudanças aos Direitos de Incidência Tecnológica, em particular o Pedido Provisório de Patente.

"Na sociedade de informação e do conhecimento, a Propriedade Industrial é um instrumento fundamental em todos os negócios e, obviamente, na inovação. Uma adequada protecção da inovação é uma garantia de sucesso na expansão do negócio e de uma boa colocação na cadeia de valor, daí esta nossa campanha de alerta e esclarecimento", salienta o Presidente do Taguspark, Américo Thomati.

Continuar... Taguspark esclarece as alterações ao Código da Propriedade Industrial

   

Pág. 73 de 80

DESTAQUE_360_1-2

Pesquisar

Vídeos Taguspark

Taguspark em Notícia

Newsletter-4Trimestre2017_Pgina_1

Boletim Informativo
4º Trimestre 2017

» Saber mais

Redes Sociais

Copyright 2015, TAGUSPARK Todos os direitos reservados